Relatorios
Escolha de indicadores para titulações ácido-base
Discentes:
Silvia dos Santos Oliveira
Mirma Tereza Fonseca da Silva
Disciplina: Química Analítica II
Professor: Taiana Tarantino
Curso: Engenharia Química
Turma: 2011.1
1. Introdução
Neste experimento foi realizada a titulação ácido-base utilizando o método de neutralização ácido forte/base forte, fundamentado na determinação da concentração real de um ácido pela reação de neutralização de uma base de concentração conhecida, onde a visualização se torna possível com a utilização de indicadores.
2. Fundamentação teórica
A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).
Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reação ácido-base.
O ponto de equivalência da reação é atingido quando o número de mols de íons H3O+ provenientes do ácido igual a o número de mols de íons OH- provenientes da base. Este ponto é determinado, na prática, pelo chamado, ponto final o qual é detectado, por exemplo, através da mudança de cor do indicador colorimétrico mais apropriado à referida titulação ou através da curva de titulação.
A reacção química entre um ácido forte e uma base forte origina um sal neutro e água.
Titulando HCl com NaOH:
A reação do ácido com a base tem uma estequiometria de 1:1, ou seja, cada mol de HCl reage com um mol de NaOH, formando um mol de NaCl e um mol de H2O.
O NaOH, que nesse caso é o titulante, fica na bureta. E o titulado, substância da qual queremos saber a concentração, fica no Erlenmeyer. No início o pH não varia muito, essa é a zona de tampão. Um tampão é quando pode-se adicionar base