As artes na idade média
A arte da Idade Média insere-se no período que, convencionalmente, se chama de Idade Média. A Igreja Católica assume neste período um papel de extrema importância filtrando todas as produções científicas e culturais, fazendo com que muitas obras artísticas tenham temática religiosa.
As artes que mais se destacaram na Idade Média foram as artes plásticas: arquitetura, pintura e escultura.
Principais artistas, obras e características
Os principais artistas da Idade Média no que abrange a arte da pintura são: Andre Tafi, Hans Acker, Barna de Siena, Jacopo Bellini, Cimabue, Robert Campin, Mestre do Bigallo, Duccio, di Paolo, Jean Fouquet, Giotto di Bondone, Hugo van der Goes, Ambrogio Lorenzetti, Petro Lorenzetti, Somone Martini, Hans Memling, Nuno Gonçalves, Andrei Rublev e Francesco Traini.
Os principais artistas da Idade Média na arte da escrita, tão importante para provocar a reflexão sobre muitos conhecimentos foram Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Boccaccio, Boecio, Chaucer e Dante Alighieri.
Arte Românica: -Alta Idade Média, Europa, entre século XI a século XIII.
- Arquitetura com influências romanas, arco de volta-perfeita, abóbada, planta basílical, mosteiros (Ordem de Cluny), castelos, estilo defensivo. Tectos em abóbada que substituíram os tectos de madeira; Paredes muito espessas e por muito poucas janelas, todas elas de pequeno tamanho; Paredes suportadas e consolidadas por contrafortes gigantes para dar sustentação ao edifício; A consolidação dos arcos ser feita por meio de abóbadas de cruzamento.
Arte Gótica: - Baixa Idade Média, Europa, entre finais de século XII a finais de século XV com diferenças locais e temporais.
- Catedrais, arco quebrado, abóbada de cruzaria, arcobotante, vitrais, verticalismo, complexidade decorativa. O horizontalismo dos edifícios de Artes, Gizelleter sido substituído pelo verticalismo; As paredes serem mais leves e finas; Os contrafortes serem em menor número; As janelas serem