Diferença entre as constituiçoes brasileiras
No ano de 1823, época de Brasil imperial, logo após sua independência, foi formada uma assembléia constituinte afim de redigir o que seria a primeira constituição brasileira. Com receio de ter seus poderes enfraquecidos, no ano de 1824 D. Pedro I ordenou a dissolução da assembléia constituinte, convocando pessoas por ele conhecidas e de sua inteira confiança para, a portas fechadas, redigir a primeira constituição. A constituição redigida por D. Pedro firmava no Brasil a monarquia hereditária, e criava-se também o poder moderador, poder este que estaria acima dos poderes executivo, legislativo e judiciário, sendo formado pelo próprio imperador e seu exército.
Principais características da constituição de 1824: * Monarquia Hereditária * Criação de 4 poderes: Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador. * Eleições indiretas * Igreja submissa ao estado * Catolicismo como religião oficial do país.
A constituição de 1824 foi a que mais durou no país, durante 67 anos, sendo substituída pela constituição de 1891. Esta constituição foi promulgada logo após a proclamação da república, diferindo-se da antiga constituição nos principais pontos que seguem: * Brasil República, extinguindo-se a monarquia. * Exclusão do poder moderador * Mais autonomia aos estados (antigas províncias) * Mais pessoas autorizadas a votar (mulheres ainda não votam) * Separação entre igreja e estado (estado laico)
Cabe ressaltar que esta constituição foi inspirada na constituição dos Estados Unidos, tendo como forma de governo o presidencialismo e garantindo aos estados maior autonomia para organizar seus interesses, desde que não contradigam a constituição. A constituição que a sucede ocorre no ano de 1934 e foi a constituição que menos durou no país, por apenas 3 anos, sendo apenas 1 ano como constituição oficial. Esta constituição foi fruto da revolução constitucionalista de 1932, e foi a segunda