Sistema keynesiano
[pic]
Produto - É um conjunto de atributos, tangíveis constituídos através do processo de produção, para atendimento de necessidades, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca (OUTPUT).
Insumos – Bem ou serviço utilizado na produção de um bem ou serviço (matéria prima; bens intermediários; uso de equipamentos, capital, horas de trabalho etc.) (INPUT).
Função de produção – É a relação técnica entre a quantidade física de fatores de produção e a quantidade física do produto em determinado período de tempo.
[pic]
Produto Total - É a quantidade total produzida, em determinado período de tempo. PT=q
Produto Marginal – É a variação de produto, dada uma variação de uma unidade na quantidade do fator de produção, em determinado período de tempo. Representa a contribuição marginal ou adicional de cada fator de produção.
Produtividade Média – É a relação entre o nível do produto e a quantidade do fator de produção, em determinado período de tempo. Representa a contribuição média de cada fator de produção.
[pic]
[pic]
Ao aumentar o fator variável, sendo dada a quantidade de um fator fixo, a produtividade marginal (PMGe) do fator variável cresce até certo ponto, e a partir daí, decresce até torna-se negativa. Isso quer dizer que, quando se utiliza unidades adicionais de trabalho a produção total aumenta, mas a partir de certo ponto a PMGe tende a decrescer devido a utilização de fatores menos produtivos (eficientes) para atender uma procura crescente.
Essa lei só é válida, se for mantido um fator fixo (portanto, só vale no curto prazo).
[pic]
É uma curva que representa várias combinações de fatores de produção ( terra,capital e trabalho) que resultam na mesma quantidade de produção (OUTPUT).
Mapa de Isoquanta é um conjunto ou família de isoquantas, cada qual monstrando um nível de produção.
[pic]
[pic]
Rendimentos crescentes – Se todos os fatores