Diagrama De Causa E Efeito
Conceito do Diagrama de Ishikawa
Criado por Kaoru Ishikawa, o diagrama que tem a forma de uma espinha de peixe é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema prioritário e analisar as dispersões em seu processo e os efeitos decorrentes disso. Considerada uma das sete ferramentas da qualidade, o diagrama de ishikawa também é conhecido por diagrama 6M, espinha de peixe, ou ainda diagrama de causa e feito. Ele foi desenvolvido para ser usada pelos círculos da qualidade e para estudar os problemas identificados como prioritários pela análise do Diagrama de Pareto.
A ferramenta foi desenvolvida através da ideia de fazer as pessoas pensar sobre as causas e possíveis razões que fazem com que um problema ocorra. Por isso, os problemas estudados por meio do diagrama de ishikawa são enunciados geralmente como uma pergunta, que possui a seguinte estrutura: "por que ocorre este problema?" ou "quais as causas deste problema?". Como o diagrama de ishikawa faz parte do grupo das sete ferramentas da qualidade, ela é considerada como sendo uma ferramenta gráfica da administração, utilizada no gerenciamento e controle da qualidade organizacional. Em resumo, o diagrama se trata de um instrumento prático que auxilia a análise de causa em avaliação de não conformidades nos processos de uma empresa.
Para elaborar o diagrama Ishikawa definiu as chamadas “causas principais” de qualquer problema, que também são chamadas de 6 M’s:
Figura 1 – Diagrama de Ishikawa, causa e efeito, espinha de peixe ou 6m.
Vejamos então o significado de cada M:
Método: é método utilizado para executar o trabalho ou um procedimento;
Matéria-prima: a matéria prima utilizada no trabalho que pode ser a causa de problemas;
Mão de Obra: a pressa, imprudência ou mesmo a falta de qualificação da mão de obra podem ser a causa de muitos problemas;
Máquinas: muitos problemas são derivados falhas de máquinas. Isto pode ser causado por