Diagrama de Causa e Efeito
O diagrama de causa e efeito, (o Diagrama de Ishikawa ou Diagrama espinha de peixe) é uma ferramenta de representação das possíveis causas que levam a determinado efeito utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos
O Diagrama foi originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943, e foi aperfeiçoado nos anos seguintes.
Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes: método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente. Esse sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, já foi bastante utilizado em ambientes industriais para a localização de causas de dispersão de qualidade no produto e no processo de produção. A grande vantagem é que se pode atuar de modo mais específico e direcionado no detalhamento das causas possíveis.
O Diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas organizações, permitindo agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem qualquer problema ou de um resultado que se pretende melhorar. já foi bastante utilizado em ambientes industriais para a localização de causas de dispersão de qualidade no produto e no processo de produção
Geralmente, esses diagramas são feitos por grupos de trabalho e envolvem todos os agentes do processo em análise. Depois de identificar qual o problema ou efeito a ser estudado, é feita uma lista das possíveis causas e depois faz-se o diagrama de causa e efeito.
Em linhas gerais, são as seguintes as etapas de elaboração do diagrama de causa e efeito:
Discussão do assunto a ser analisado pelo grupo contemplando seu processo, como ocorre, onde ocorre, várias envolvidas e escopo.
Descrição do efeito (problema ou condição especifica) no lado direito do diagrama.
Levantamento das possíveis causas