Difusividade em Gases
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
IT-390 LABORATÓRIO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DIFUSIVIDADE EM GASES (COEFICIENTE DE DIFUSÃO)
Godoi, F. A. P. 1
Leitão, C. K. 2 e Mendes, M. F. 2
1 Aluno DEQ
2 Professor DEQ
RESUMO
Nas operações industriais, a transferência de massa é de grande importância, pois ela é a base fundamental de diversos processos de separação, essenciais para a purificação tanto de reagentes, como de produtos resultantes de um processamento químico. No projeto de equipamentos de separação, o conhecimento do coeficiente de difusão é essencial. Neste contexto, no presente trabalho foi realizado o método de Winkelmann com o intuito de determinar experimentalmente o coeficiente de difusão da acetona em uma coluna de ar estagnado, visando verificar a confiabilidade do método proposto.
Para isso o valor do coeficiente de difusão experimental foi comparado com o valor exposto na literatura.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Transferência de massa é massa em trânsito como o resultado de uma diferença de concentrações de uma espécie em uma mistura (INCROPERA, F. P. et al.).
Observa-se, na natureza e em processos tecnológicos, uma grande variedade de fenômenos de transferência de massa, como, por exemplo, a difusão de açúcar num copo com água, a evaporação de líquidos, os processos de secagem e de umidificação, a dispersão de poluentes na atmosfera e nas águas, a difusão de água através da parede de um vaso de cerâmica e a difusão de átomos em metais em alguns processos metalúrgicos. De uma maneira geral, nos sistemas que contêm dois ou mais
componentes químicos cujas concentrações variam de ponto a ponto ocorrem fluxos de massa que tendem a uniformizar os campos de concentrações desses componentes.
O transporte de massa pode ocorrer por dois mecanismos: difusão mássica e convecção.
Quando o transporte de massa ocorre através de um fluido em repouso ou em um sólido
em