Diagrama de causa e efeito
COMPONENTES:
TAMBÉM É CONHECIDO POR:
Espinha de peixe
Ishikawa
6M
QUEM CRIOU?
O diagrama foi criado pelo professor da universidade de Tóquio, o engenheiro químico, Kaoru Ishikawa, em 1943.
Que aos poucos foi o aperfeiçoando com o passar dos anos.
O QUE FAZ?
O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica utilizada pela administração para o gerenciamento e o controle da qualidade em diversos processos, ou seja, permite identificar uma relação significativa entre um efeito e suas causas.
SUA ESTRUTURA:
Em seis tipos de problemas diferentes, são eles:
Método
Matéria- prima (ou componentes)
Mão- de - obra (ou pessoas)
Maquinas ( ou equipamentos)
Medição
Meio ambiente
MAIS SOBRE O DIAGRAMA:
O Diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas organizações, permitindo agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem qualquer problema ou de um resultado que se pretende melhorar.
Geralmente, esses diagramas são feitos por grupos de trabalho e envolvem todos os agentes do processo em análise. Depois de identificar qual o problema ou efeito a ser estudado, é feita uma lista das possíveis causas e depois faz-se o diagrama de causa e efeito.
O QUE CONTER NO DIAGRAMA ...
Cabeçalho: Título, autor, data.
Efeito: Deve conter o indicador de qualidade e o problema a ser analisado. O efeito normalmente ocupa o lado direito da folha.
Eixo central: Representado por uma flecha horizontal, aponta para o efeito e é uma linha horizontal no meio da folha.
Categoria: indica os grupos de fatores mais importantes relacionados com o efeito. Neste caso as flechas partem do eixo central e são inclinadas.
Causa: Causa potencial, pertencente a uma categoria que pode colaborar com o efeito. As flechas constituem linhas horizontais,
que