Diagrama de causa e efeito
O diagrama de causa e efeito é uma ferramenta da administração criada na década de 40 para diagnosticar, e representar graficamente as possíveis causas de um desvio de qualidade, e apontar resultado que desejamos obter (processo, desempenho, oportunidade).
A forma com que será abordado o tema possibilitará uma maior compreensão do diagrama, gerando juízo de valor para uma aplicação eficaz no tratamento dos desvios.
O presente trabalho foi pautado uma pesquisa em grupo na internet, quanto a funcionalidade do Diagrama de Causa e efeito proposto pelo japonês Kaoru Ishikawa.
HISTÓRICO
O diagrama de causa e efeito foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa “石川 馨” (1915-1989), engenheiro de controle de qualidade e teórico da administração das companhias japonesas, em 1943, onde ensinou e um grupo de engenheiros da Kawasaki Steel Works a forma como vários fatores podem ser ordenados e relacionados, entretanto somente em 1962, J. M. Juran batizou este diagrama como sendo Diagrama de Ishikawa. Com o passar dos anos o Diagrama de Ishikawa pode ser mensionado de diversas formas, como: Diagrama de causa e efeito, diagrama espinha de peixe ou ainda diagrama 6M.
Na década de 60 esta ferramenta foi muito utilizada nas industrias para a localização de causas de dispersão de qualidade no produto e no processo de produção, sendo colhidos avanços significativos na melhoria de qualidade, notando sua eficácia como excelente ferramenta sistemática para encontrar, classificar e documentar as causas da variação da qualidade na produção e organizar a relação mútua entre eles.
DIAGRAMA DE ISHIKAWA
O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica de levantamento de sintomas na etapa de análise de uma situação atual na empresa que afeta o processo, por classificação, relação das causas e efeito, que pudesse ser inclusive utilizada por não-especialista para analisar e resolver problemas.
Um diagrama detalhado tomará a forma de