Resumo "o jesuita" josé de alencar
O drama desenvolve-se em 4 atos, onde nos é apresentado na obra ficcional uma identidade para o Brasil e de sua gente criadas por Alencar, como ele próprio nos explica em artigos do jornal o Globo após a encenação, tentou primeiramente valer-se de elementos históricos para relembrar o ato da independência, porem ponderando desistiu de utilizar-los, o próprio episódio da independência por, “sua data recente, escapa à musa épica” (ALENCAR, 210), a abnegação de Bartholomeu Bueno de Ribeira ao trono, é descartada seguindo ele, por ser fato enfadonho e carente de ação para compor a peça e já o episódio da expulsão dos holandeses por conta, que seu principal herói seria João Fernandes Vieira, no cano um português, por isso resolveu criar o ambiente e a narrativa à seu modo para a composição dessa homenagem a independência.
A peça descreve eventos passados em 1759, durante o mês anterior a expulsão dos jesuítas, seu principal personagem Dr. Samuel, que nos é apresentado como médico italiano, tem grande consideração da população por sua conduta e cuidado para com os necessitados, treina um protegido Estevão para que ele possa continuar seu ambicioso projeto que nos será desvelado no decorrer da obra.
O ambiente da peça é o convento da Ajuda onde se passa o primeiro ato, a casa de Dr. Samuel local do segundo ato e o Colégio dos Jesuítas senário dos 2 atos finais, temos no texto alguns personagens de pequeno vulto como Inês a governanta da casa de Samuel, o Alferes Miguel que