Adm moderna
Introdução 2
Criatividade na tomada de decisão 3
Racionalidade 3
Intuição na tomada de decisão 4
Erros mais comuns 4
Estilo na tomada de decisão 4
Tomada de decisão Unisul Tintas 5
Referências 6
Introdução
Invariavelmente os administradores de uma organização se deparam com situações que requerem dos gestores e administradores atitude mediante algum problema ou oportunidade existe. O processo decisório pode pedir uma decisão imediata, mas também podem levar longos períodos para se distenderem, requerer tomadas simples ou parecer quase impossíveis de serem resolvidas. O administrador não exerce só o papel de tomar decisões, além disso, é preciso que providências para que esse procedimento ocorra de forma eficaz. A ação de tomada de decisão começa com a avaliação do problema, por meio dessa avaliação que se conhecem as causas e efeitos é possível perceber visivelmente os fatores que originam esses problemas. A exatidão analítica do problema é parte muito importante de a sua resolução, já que quando feita erroneamente geralmente resultam em amplos desperdícios.
Depois de feitas as análises elas são empregadas para optar pelas melhores alternativas, as opções disponíveis são agrupadas e ponderadas a fim de conhecer o probabilismo que cada tem para cooperar na realização dos objetivos.
“Os estudos exploratórios permitem ao investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema. O pesquisador parte de uma hipótese e aprofunda seu estudo nos limites de uma realidade específica, buscando antecedentes, maior conhecimento para, em seguida, planejar uma pesquisa descritiva ou de tipo experimental.” TRIVINOS (1992, p.109).
Criatividade na tomada de decisão
O processo de tomada de decisão está dentro do planejamento e consiste em escolher dentre as várias alternativas de caminhos ou de cursos de ação, a mais adequada para atingir os objetivos da organização. O processo de tomada de decisão é um fator