Desafios da adm moderna
Os desafios da administração moderna
*( )
A Administração, de acordo com definição do Houaiss, é o "conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter à produtividade a um controle de qualidade, para a obtenção de um resultado eficaz, bem como uma satisfação financeira".
A profissão de Administrador é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador. Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriram as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII.
Fontes tiradas do site G1 afirmam que, "Administração é o curso com maior número de alunos do país. A graduação concentrava 14,9% das matrículas no ensino superior em 2004, com 640.724 estudantes em 2.046 cursos. O número de alunos é dez vezes maior do que os matriculados em Medicina (64.965) e quase 20 (31.522) vezes o total de pessoas nas turmas de agronomia."Segundo Jonh W. Riegel, "O êxito do desenvolvimento de executivos em uma empresa é resultado, em grande parte, da atuação e da capacidade dos seus gerentes no seu papel de educadores. Cada superior assume este papel quando ele procura orientar e facilitar os esforços dos seus subordinados para se desenvolverem".
Realizar um diagnóstico da situação atual, projetar alternativas existentes no mercado e se possível comparar a performance com empresas do setor não é uma tarefa simples, exigindo o emprego de profissionais experientes, aparelhados com ferramentas de análise capazes de fornecer modelos e avaliações interativas em que se possa analisar diferentes cenários com pesos diferentes para cada valor assumido.
As empresas operam nos dias de hoje em um ambiente caracterizado pela mudança. Cujo grande desafio é se tornarem ágeis a fim de darem uma resposta flexível para as condições de mudança do mercado. Este foi