O dono do processo
Tema: Gestão por Processos
Tema: O Processo e seu dono
Problema: Quem é o responsável pelo Processo de Manutenção da escavadeira numa empresa de Mineração?
Hipótese: Todos que trabalham na empresa, mas o processo está primeiramente sob a responsabilidade do Técnico de Manutenção.
Justificativa:
Incentivar novas formas de “olhar” a empresa. Porque simplesmente colocar as pessoas em uma equipe não as transforma em realizadores de processo. Elas precisam aprender a pensar diferente. Elas precisam compreender não apenas a tarefa, mas também o processo.
Elas precisam focar nos objetivos e resultados finais, em vez de suas atividades individuais.
Trata-se de uma profunda mudança de mentalidade.
Objetivo Geral: Explicar o que é o processo e quem é o seu responsável, demonstrando o verdadeiro significado e natureza do conceito e da expressão: quem é o dono do processo.
Objetivos Específicos:
- Entender o significado da palavra Processo.
- Desenterrar e reconhecer sob camadas de uma estrutura organizacional, seus processos.
- Mensurar os processos.
- Melhoria dos processos.
- Implantação da Gestão por Processos.
Metodologia: Pesquisa bibliográfica
Referencial Teórico: Dono de processo é uma expressão que a maioria das pessoas já devem ter ouvido e talvez até usado. Tornou-se uma expressão muito popular hoje em dia, quase tão popular quanto a palavra reengenharia. E, como na reengenharia, o dono de processo tem experimentado a infeliz tendência de ser mal utilizado. O objetivo deste projeto é determinar qual o verdadeiro significado e natureza deste conceito e da expressão, determinando como o papel do dono de processo deve ser preenchido em empresas modernas. Contudo, ao realizar esse estudo, percebi que a questão mais importante não é descobrir como preencher esse papel, e sim, uma questão mais ampla: como criar uma empresa centrada em processos e, nesse contexto, onde se encaixa o dono de processo.