Ciências politicas
Prof.: Flávio Roberto dos Santos CIÊNCIA POLÍTICA C/ TEORIA GERAL DO ESTADO
1º PERÍODO - Noturno I – CIÊNCIA POLÍTICA
* Aristóteles: tinha por objeto os princípios e as causas.
* Santo Tomás de Aquino: assimilação da mente dirigida ao conhecimento da coisa.
* Wolff e Bacon: o hábito de demonstrar assertos, isto é, de inferi-los, por conseqüência legítima, de princípios certos e imutáveis.
* Kant: toda série de conhecimento sistematizados ou coordenados mediante princípios.
*Noção contemporânea de ciência reside no escopo próprio de sua atuação, ou seja, na busca, constante e permanente, pela verdade (ou, ainda, em outras palavras, na perene explicação evolutiva dos diversos fenômenos naturais e sociais).
* A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente[regras lógicas e procedimentos técnicos], sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza[objetos pertencentes a mesma realidade].(Ander-Egg)
*Conjunto de conhecimentos e pesquisas com suficiente unidade e generalidade, capazes de levar a conclusões concordantes, que não resultem de convenções arbitrárias, nem de gostos e interesses individuais comuns, e sim de relações objetivas que se descobrem gradualmente e são configuradas por métodos definidos de verificação.(Lalande-Voc.de la Philk, 5.ª ed.)
Ciência
* Como Substantivo ou adjetivo compreende ações, comportamentos, intuitos, manobras entendimento e desentendimento dos homens para conquistar o poder , uma parcela dele ou um lugar nele. Ex. Eleições, campanhas, etc.
* Conceituação erudita: a arte de conquistar manter e exercer o poder, o governo (Nicolau Maquiavel).
* Orientação ou atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público. Ex. política financeira, educacional, social, do café, etc.
* Conceito Atual se divide em 2 correntes: