A empresa “locadora diamante s.a” a 5 anos no mercado realiza o aluguel de carros. o dono locadora pretende aumentar suas locações agilizando o processo e promovendo um melhor atendimento ao cliente.
Unidade 3 Análise Estruturada
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer objetivos e características inerentes ao uso da modelagem estruturada.
- Fazer uso de conceitos e diagramas da modelagem estruturada.
- Compreender e reconhecer uma estrutura que se utilize da modelagem estruturada.
- Empreender o uso da modelagem estruturada.
Seções de estudo
Seção 1 Análise estruturada
Seção 2 Diagrama de Fluxo de Dados (DFD)
Seção 3 Dicionário de Dados
Seção 4 Modelagem de Dados
Página 68
Para início de estudo
Quando se inicia o processo de desenvolvimento de um software, são realizadas tarefas específicas que podem ser estruturadas dentro de um modelo de desenvolvimento (como você estudou na primeira unidade da disciplina).
No início do processo tem-se a etapa de análise de requisitos (assunto estudado na segunda unidade), na qual você é confrontado com as reais necessidades de seu cliente.
Ainda que você esteja ansioso por começar o processo de desenvolvimento e efetivamente iniciar a etapa de codificação, a etapa crucial do processo ainda está por vir: o projeto de desenvolvimento de software.
Como você estudou na primeira unidade, o projeto está contido na etapa de desenvolvimento do software, e é nela que você vai desenhar o modelo da solução que deve resolver as necessidades apontadas no levantamento de requisitos. Existem diferentes metodologias para cumprir esta etapa, mas as mais conhecidas são a Análise estruturada e a Análise orientada a objetos. Na análise estruturada, o desenvolvimento do sistema é voltado para as funções (processos) que ele deve realizar. Durante a unidade 3, você vai conhecer as notações e características específicas utilizadas em uma modelagem estruturada e que são fundamentais em sua documentação.
Página 69
SEÇÃO 1 - Análise estruturada
A Análise estruturada foi desenvolvida nos anos 70 por Gane, Sarson e De Marco. A técnica é baseada na utilização de uma linguagem gráfica