Estranhamento antropológico
Instituto de Ciências Sociais
Graduação em Ciências Sociais
Teoria Antropológica: Cultura e História – 1º período
Professora Dra. Juliana Jayme
Alunos: Gustavo Amorim Maria Luisa Botelho Paulo Vinícius Faria Pereira
Estranhamento: Templo da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, Belo Horizonte
O Templo da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna fica localizado na Rua Ametista, 212, Prado (Belo Horizonte). O primeiro contato foi às 17h20min no dia 14/04/2013, chegando ao local, que aparentemente era apenas uma residência, porém, o templo, ficava no segundo andar, subindo as escadas em frente ao portão. Ao chegarmos encontramos uma escada, e a direita havia uma sala, aparentemente uma loja. A esquerda estavam os banheiros e outras duas casas pequenas. A primeira abordagem ao grupo foi se era a primeira vez que íamos ao templo (o que concordamos afirmamente), depois disso, fomos informados que a programação seria o canto de mantras, uma palestra e um jantar vegetariano.
Após subir as escadas, pediram-nos que tirássemos os calçados e entrássemos descalços no templo, que ainda estava com poucas pessoas. Lá dentro, um dos representantes do templo, vestido todo de branco, com cabeça raspada deixando apenas um pouco de cabelo formando um pequeno rabo-de-cavalo, convidou os visitantes a sentarem em volta dele formando uma meia lua. O templo tinha o chão xadrez (preto e branco), uma cortina preta fechada, tampando o altar. Haviam globos coloridos pendurados no teto.Todos se assentarem em cima de pequenos colchonetes quadrados em posição de lótus, isto é, com as pernas cruzadas. Ao fundo, canto direito, havia uma estátua do fundador ele estava com vestes alaranjadas, sentado em um altar colorido cheio de flores.
O representante quis conhecer o pequeno grupo e viu que todos eram estudantes da Puc Minas, com perspectivas diferentes e um interesse comum, conhecer o movimento Hare