Antropologia sociocultural
Fernanda de Oliveira 1
Este artigo foi escrito com base nos textos vistos na disciplina de Antropologia Sociocultural, no curso de Psicologia bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande, Furg, no primeiro bimestre de 2013, através do professor da disciplina, José Carlos Vieira Ruivo. Os textos abordados compreendem o Estudo da Antropologia, bem como à Evolução do Homem dentro do campo de estudos da Antropologia Sociocultural. Primeiramente podemos entender a Antropologia como a ciência que tem como objetivo o estudo do homem, das culturas e das sociedades. Segundo a Enciclopédia Virtual Wikipédia (2013), podemos entender a Antropologia como:
Antropologia (do grego ἄνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento"/"discurso"/"estudo") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção, abrigou diversas correntes de pensamento.
Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.(...) Para pensar as sociedades humanas, a antropologia preocupa-se em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos que as compõem e com elas se relacionam, seja nos seus aspectos físicos, na sua relação