Raio, relâmpago e trovão.
Blindagem eletrostática é um dispositivo empregado na proteção de aparelhos contra as influências elétricas. É constituída basicamente, numa capa ou rede metálica que envolve o aparelho que se quer isolar.
A blindagem eletrostática mostra que uma pessoa dentro de um carro atingido por um raio nada sofrerá, pois a estrutura metálica do carro serve como isolante das influências elétricas externas.
Um exemplo para comprovar na prática seria utilizando uma gaiola com um passarinho no poleiro. Eletrizam-se as grades metálicas da gaiola e o passarinho continuará como se nada estivesse acontecendo.
Exemplo:
O que vem a ser uma blindagem eletrostática? Um condutor oco, ou seja, uma caixa metálica, quando um corpo como este é eletrizado, as cargas elétricas tendem rapidamente a se localizar em sua superfície externa, distribuindo-se de modo a tornar nulo o campo elétrico em todos os pontos do interior do condutor.
Desta maneira, uma cavidade no interior de um condutor é uma região que não será atingido por efeitos elétricos produzidos internamente, desse modo, em dias de chuva, é favorável estar dentro de um carro, certamente estará seguro de raios.
Podemos ver então que ao encostar os canudos, teremos uma blindagem eletrostática e quando retornamos a configuração anterior temos carga nas duas superfícies.
Poder das pontas, Raios, Relâmpago e Trovão.
RAIOS
O raio uma das mais violentas manifestações da natureza. Manifestação que, em uma fração de segundos, pode produzir uma carga de energia tão alta cujos parâmetros podem chegam a: * 125 milhões de volts * 200 mil ampères * 25 mil graus centígrados.
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica
Somente as nuvens do gênero cumulunimbus produzem descargas elétricas (raios e relâmpagos).
O movimento