Determinação do teor de ácido acético em vinagre
Campus Alto Paraopeba
Determinação do teor de ácido acético em vinagre
Jeneíne Lobo Bambirra 0845006-4
Mayara Lúcia de Sousa 0845057-9
Nádia Alves Nery Balbino 0845062-5
Yola Salomé Serpa de Miranda 0845042-X
Ouro Branco-MG
Setembro/2009
Determinação do teor de ácido acético em vinagre
1. Resumo
A prática realizada consistiu em realizar a titulação de um ácido fraco com uma base forte. Teve como objetivo definir a quantidade de ácido acético presente no vinagre utilizando-se princípios da titrimetria ácido-base. Para tanto a titulação foi feita em triplicata a partir de alíquotas de solução de vinagre. O indicador utilizado foi a fenolftaleína, já que se tratava de um ácido fraco titulado com base forte. Os resultados obtidos das titulações foram precisos e exatos, já que o valor médio encontrado (3,9%) foi muito próximo do valor indicado pelo fabricante do vinagre (4,0%).
2. Introdução
A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida, chamada solução padrão [1].
Existem vários tipos de titulação, entre elas destacam-se a titulação ácido-base, titulação de oxidação-redução e titulação de complexação [2].
No processo de titulação ácido-base, faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante + titulado) vai variar até o ponto de equivalência, onde quantidades estequiométricas de íons OH- e H+ coexistem [3,4].
O ponto final da titulação também pode ser determinado através da chamada curva de titulação ou curva de neutralização, uma representação gráfica dos valores do pH em função do volume de titulante adicionado [1].
As titulações ácido-base