Determinação do Teor de Ácido Acético em Vinagre
RESUMO – Nesse experimento procurou-se determinar o teor de ácido acético em uma amostra de vinagre comum comercial. Vale ressaltar que a escala de medida no final será expressa em porcentagem. Pela razão do acido acético ser um ácido fraco, foi utilizada a técnica de titulação com uma solução padronizada de NaOH, que é uma base forte e utilizou-se a fenolftaleina como indicador.
1.Introdução
O Vinagre comercial consiste essencialmente numa solução diluída de ácido acético (com menores quantidades de outros componentes) e é produzido pela oxidação bacteriana aeróbica (pelo gênero Acetobacter) do álcool etílico a ácido acético diluído [2%(m/v)].
O vinagre, solução de ácido acético aromatizado, é obtido pela fermentação do vinho, da cidra, do malte ou do álcool diluído.
Quando se usa cidra, malte ou vinho, o teor de ácido acético no vinagre resultante raramente excede a 5% (m/v), em virtude das limitações do teor de açúcar.
O ácido acético é um ácido fraco, (Ka= 1,753 x ) monoprótico, cuja concentração pode ser determinada facilmente por titulação com uma solução de base forte e concentração conhecida, usando fenolftaleína como indicador.
2.Objetivos
Padrozinar solução de NaOH 0,1 mol/L com HCl ≈ 0,1 mol/L obtido da prática no 1. Determinar o teor de ácido acético (CH3COOH) em amostra de vinagre.
3.Materiais
- NaOH ( MM= 40g );
- Vinagre (densidade de 1,052 g/cm³
- Pipetas de capacidade volumétrica de 2 mL e 0,5 mL;
- 1 erlenmeyers;
- 2 balões volumétricos de 100 mL;
- 1 becker
- Balança analítica;
- 1 pipeta de capacidade volumétrica de 20 mL;
- 1 pipeta de capacidade volumétrica de 10 mL;
- 1 bureta
- fenolftaleína;
4. Métodos
Foi pesado 0,49g de NaOH. Em seguida dilui-se essa massa em 100mL de água destilada, e concentração de 0,115 M, para achar tal concentração realizou-se uma titulação com a solução de HCl com concentração de 0,104 M. Armazenou-se a solução de NaOH em um recipiente.