Determinação do teor de acido acetico no vinagre
A Química Analítica Quantitativa são processos ou métodos analíticos que visam determinar as quantidades das substâncias existentes numa mistura ou as quantidades dos elementos existentes numa substância. Os passos de uma análise quantitativa típica vão desde a amostragem até os métodos de análises disponíveis.
Os métodos empregados nas análises quantitativas são divididos em: Gravimétrico,
Volumétrico, Espectrofotometria Uv/Vis, Espectrofotometria de absorção atômica
(EAA), Cromatografia gasosa (GC), Cromatografia líquida (HPLC) e Espectrometria de massas. A análise volumétrica refere-se a todo procedimento em que se mede o volume de um reagente, que é usado para reagir com um analito. (HARRIS, D. C. 2008) São relacionados os volumes das soluções, padrão e problema, e calcula-se a concentração do desconhecido através da titulação.
Em uma titulação, pequenos volumes da solução de reagente – o titulante – são adicionados ao analito (titulado) até que a reação termine. A partir da quantidade que foi usada de titulante, podemos calcular a quantidade de analito que está presente. O titulante normalmente é transferido de uma bureta. Os principais requisitos para uma reação de titulação são que ela possua uma grande constante de equilíbrio e que ocorra rapidamente. O ponto de equivalência ocorre quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata que é necessária para uma reação estequiométrica com o analito (o titulado). (HARRIS, D. C. 2008)
Numa titulação, uma solução de concentração exatamente conhecida, denominada solução padrão, é adicionada lentamente a outra solução de concentração desconhecida, até que a reação química entre as duas soluções esteja completa. Se conhecermos ambos os volumes usados na titulação, podemos calcular a concentração da solução desconhecida.
A validade de um resultado analítico depende do conhecimento da quantidade de um dos reagentes usados. Se um titulante é preparado pela