DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁCIDO ACÉTICO EM AMOSTRA DE VINAGRE
1. OBJETIVOS: Utilizar solução de hidróxido de sódio (NaOH) aferida previamente para determinar a concentração de ácido acético no vinagre.
2. MATERIAIS UTILIZADOS
Balão volumétrico de 100 mL;
Pipeta volumétrica de 1 e 10 mL;
Pipetador;
Proveta;
Erlenmeyer de 250 mL;
Bureta de 50 mL;
Amostra de vinagre;
Indicador fenolftaleína;
Solução padrão de hidróxido de sódio (NaOH) de 0,085 M ;
Água desionizada.
3. RESULTADO E DISCUSSÃO
Para a realização da técnica, pipetou-se 1 mL de vinagre com pipeta volumétrica, tranferindo-o para um balão volumétrico de 100 mL e preenchendo-o com água desionizada. Pipetou-se novamente 10 mL da solução obtida no balão volumétrico para um erlenmeyer, adicionou-se juntamente duas gotas de fenolftaleína e 30 mL de água desionizada (medidos com proveta).
Com a solução de hidróxido de sódio (NaOH) padronizada em um procedimento anterior, completou-se a bureta.
Titulou-se até o aparecimento da cor rósea, repetindo o processo por mais duas vezes. Com os volumes obtidos durante as titulações, calculou-se a média dos volumes gastos de hidróxido de sódio (NaOH). Esses valores podem ser observados na tabela 1 a seguir.
Tabela 1: Volumes gastos durante as titulações com hidróxido de sódio (NaOH).
Ensaio
Volumes gastos de NaOH (mL)
1
0,9
2
0,9
3
0,9
Média
0,9
Através da média de volumes gastos e da concentração obtida no procedimento anterior, calculou-se o número de mols da solução padrão (NaOH) por meio dos seguintes cálculos,
0,085 mol L-1 0,085 mols 1000 mL X mols 0,9 mL
Obteve-se como resposta, 7,65x10-5 mols de NaOH em 0,9 mL gastos. Por meio da estequimetria da reação química do procedimento, calculou-se o número de mols de ácido acético (CH3COOH) como mostra a seguir.
CH3COOH + NaOH CH3COONa + H2O Como a reação é de 1:1, tem-se