LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL DE 1961 - O PROPULSOR DA EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Resumo
A educação brasileira está regulamentada na Constituição Federal, e na década de 1960 entra em vigor a Lei de diretrizes e bases da educação – LDB, que fundamenta as normas específicas para uma educação de qualidade, em nosso país. Muitas foram às discussões e lutas durante esse período para a implantação dessa primeira Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional- LDB. A partir de então, a direção para melhorias foram traçadas. Essa lei não alcançou o objetivo otimista de ser à solução de todos os problemas, mas serviu como norte para a possíveis melhorias e alterações, considerando que a principal dificuldade, que no momento histórico era o acesso e permanência nas redes públicas de ensino foram alcançados.
Palavras-chave: Leis. Educação. Constituição Federal.
_________________________________________
*Graduanda em Pedagogia pela universidade estadual de Maringá- UEM e-mail:
**Graduanda em Pedagogia pela universidade estadual de Maringá-UEM e-mail: micheli_mihh_15@hotmail.com
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo tem como principal objetivo discorrer sobre a organização e implantação da Lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDB na década de 1960. Quais as preocupações do sistema educacional nesse período e quais as transformações que ocorreram depois da implantação e entrada em vigor.
Para que nosso objetivo seja alcançado de forma satisfatória nos pautaremos em alguns autores como Demerval Saviani e Otaíza de Oliveira Romanelli, entre outros, que disponibilizam referenciais para a discussão e compreensão do estudo proposto.
A lei de diretrizes e Bases da educação LDB, é uma leio orgânica e geral da educação brasileira, como já específica o próprio nome, referência as diretrizes e bases para a organização da educação brasileira. A primeira Lei de Diretrizes e Bases foi criada em 1961. Uma nova versão foi