NEWTON A MENTE MAIS COMPLEXA DE SE ENTENDER
Por Tania C Siqueira
NEWTON A MENTE MAIS COMPLEXA DE SE ENTENDER
Lendo o capitulo que fora dedicado somente a Isaac Newton engana-se quem pensar que se trata de um texto literário escrito somente para os estudiosos da física, texto com uma linguagem de fácil compreensão, tem uma abordagem para quem busca entender como os grandes matemáticos, físicos, filósofos e astrônomos da época desenvolviam suas descobertas, que iriam ser referência para os estudos atualmente.
Tendo como conceito filosófico, faz despertar certa curiosidade em ler sua obra completa para melhor compreendê-la.
O capítulo dedicado a Newton; nos leva a viajar pelo tempo, mostrando como evoluíram os seus estudos e suas descobertas, menciona a habilidade de Newton para construir coisas, mostra seu total desapego pelo reconhecimento de suas descobertas, o qual lhe poderia proporcionar uma condição financeira melhor e lhe dando o devido reconhecimento histórico.
O autor descreve também o seu comportamento nada típico que mantinha perante a sociedade da época, que era de isolamento ou até mesmo uma alienação total com um mundo real, vivendo em seu próprio mundo, sem preocupar-se com quem estava ao seu redor.
O capítulo também aborda a paixão de Newton em ter uma explicação de como os objetos interagiriam e que tipo de movimento era produzido em relação ao espaço que ocupavam.
Newton com sua total dedicação em suas pesquisas nos deixou um legado riquíssimo, o qual faz parte deste legado suas três leis fundamentais para física que levam seu próprio sobrenome e tem reconhecimento mundial entre os estudiosos da física.