MÉTODO DE CONTAGEM DE CARBOIDRATOS NO DIABETES TIPO 1
FACULDADE DE NUTRIÇÃO
MARIA CLÁUDIA CARVALHO VIGORITO PENA
MÉTODO DE CONTAGEM DE CARBOIDRATOS NO DIABETES TIPO 1
BELO HORIZONTE
2011
MARIA CLÁUDIA CARVALHO VIGORITO PENA
MÉTODO DE CONTAGEM DE CARBOIDRATOS NO DIABETES TIPO 1
Monografia apresentada à Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), como parte das exigências do Curso de Nutrição, para conclusão do curso de graduação.
Orientadora: Professora Sabrina Pinheiro Fabrini.
BELO HORIZONTE
2011
Dedico este trabalho a Deus, ao meu marido e filhas, que me incentivaram em todos os momentos deste trajeto. AGRADECIMENTOS
Agradeço a todos aqueles que colaboraram para a elaboração deste trabalho, aos amigos de sala de aula, aos professores e à orientadora, Professora Sabrina Pinheiro Fabrini.
Agradeço, também, à Professora Alessandra Lovato, que foi a grande incentivadora na escolha do tema apresentado.
RESUMO
O objetivo deste estudo é abordar o tratamento por contagem de carboidratos, do paciente com Diabetes Mellitus. O estudo foi baseado em uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. A contagem de carboidratos, talvez, seja o planejamento alimentar mais preciso e flexível, especialmente para portadores de Diabetes Mellitus tipo 1, mas, atualmente, também vem sendo empregado por pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2. Concluiu-se que a contagem de carboidratos exige disciplina por parte do paciente. Contudo, esse método permite grande flexibilidade na escolha dos alimentos, apresentando poucas restrições e, portanto, facilitando que o paciente siga um plano alimentar adequado e tenha uma boa qualidade de vida.
Palavras-chave: Diabetes Mellitus. Contagem de Carboidratos. Nutrição.