DESENVOLVIMENTO JEAN PIAGET
Jean Piaget nasceu em Nerchâtel na Suíça em 09/08/1896 e faleceu em 17/09/1980. Filho de Arthur Piaget e de Rebecca Suzane, onde aos 11 anos escreveu sobre um pardal albino. Aos 14 anos entrou para o “Clube dos Amigos da Natureza”.
Especializou-se em psicologia evolutiva e no estudo de epistemologia genética. Em 1918 passou a morar na cidade de Zurique, trabalhou num laboratório de psicologia e fez estagio numa clínica psiquiátrica. Na Universidade de Sorbonne (França) cursou psicopatologia (estuda as modificações da vida, comportamento e personalidade do sujeito que sofre de doenças mentais). Pesquisou sobre as características do pensamento infantil das crianças francesas e as que possuíam deficiência mental.
No ano de 1924 Piaget casou-se com Valentine Châtenay e teve três filhos: Jacqueline, Lucienne e Laurent. Foi enquanto era diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça que passou a estudar a infância desses filhos; um grande avanço de trabalho na área de observação denominado “ajustamento progressivo do saber”. Através desta pesquisa teve cinco publicações: A linguagem e o pensamento na criança (1923) O raciocínio da criança (1924) A representação do mundo na criança (1926) A causalidade física na criança (1927) O julgamento moral na criança (1931).
Durante sua vida escreveu mais de cinquenta livros e muitos artigos.
Ele mostrou através da educação que as crianças não pensam como adultos.
Piaget inventou a Epistemologia Genética: Um estudo da crença, conhecimento e limitações das crianças. Para ele a infância tem quatro períodos de pensamento, que vai do nascimento até o inicio da adolescência. Sendo eles:
⇒1º Estágio: Sensório-motor.
Duração: Nascimento ao 18º mês.
Como: Passando a obter seu controle motor através de seus atos que estão sendo dominado pelas informações de sensações.
⇒2º Estágio: Pré-operatório.
Duração: 18 mês ao 8º ano.
Como: Obtendo capacidade verbal, dando nomes aos objetos e raciocinando.
⇒3º Estágio: Operatório