Desenvolvimento humano- jean piaget
Estágios de Desenvolvimento - Jean Piaget
O processo de desenvolvimento do ser humano é constituído por períodos segundo Jean Piaget, é ao longo de nossa vida desde a infância até nossa fase adulta que há uma estruturação do ser humano. Sendo assim há influencia do meio social, físico e simbólico para esse processo de desenvolvimento e construção.
Como o desenvolvimento da criança é continuo e lento Piaget acredita que o relacionamento do individuo é formado através do contato com as pessoas e os objetos, assim ele criou os estágios de desenvolvimento considerando que toda criança tenha que passar por cada um sequencialmente e regular, pois se não houver o estímulo na hora certa então terá um atraso em seu desenvolvimento.
Para melhor entendermos essa divisão de períodos e estágios no processo de evolução do homem o qual Piaget classificou de Período Sensório-Motor, Período Pré- Operatório, Estágio Operatório-Concreto e Estágio Operatório-Formal, falaremos separadamente de cada um.
Período Sensório-Motor (0 a 2 anos): É o período em que a criança usa sua inteligência através de suas percepções e ações, tem o começo de aprendizagem da fala e da sua própria locomoção utilizando símbolos e repetições de palavras para comunicar-se, então é classificado como o período de isolamento, onde o individuo vive o mundo dele.
Período Pré-Operatório (2 a 7 anos): Nessa fase o que marca a transição do período sensório motor é a linguagem já que é o início de sua integração com os outros indivíduos e a associação de objetos e símbolos para a fala, esse é um processo do rompimento do individualismo para o inicio das relações interpessoais, porem a criança ainda não consegue se colocar no lugar do outro e não tem a capacidade de compreender o mundo externo não discrimina detalhes e sua percepção é global não consegue relacionar os fatos deixando levar pela aparência.
Estágio Operatório- Concreto (7 a 11, 12 anos): Já nesse estágio as crianças