Um estudo comparativo em desenvolvimento humano, a partir da perspectiva cognitiva de Jean Piaget
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
Celso de Queiroz Santos
Janaina Santos da Silva
Leonardo Yuri Martins Ribeiro
Ocimar Leitão Mendes
Rosmari Caetano Costa
DUAS MENINAS, DOIS MUNDOS:
Um estudo comparativo em desenvolvimento humano, a partir da perspectiva cognitiva de Jean Piaget
Trabalho apresentado como requisito para a avaliação parcial da N2, referente à Disciplina Desenvolvimento Humano I, ministrada pela Prof.ª Dra. Luciane Patrícia Yano
Rio Branco - Acre
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho relata o exercício de pesquisa em Desenvolvimento Humano realizado pelos discentes do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Acre – UFAC, promovido pela disciplina de Desenvolvimento Humano I, sob a orientação da Profª. Dra. Luciane Patrícia Yano.
Utilizamos como base para nortear o trabalho o aporte teórico da perspectiva cognitiva proposta por Jean Piaget para o período compreendido entre os 02 e 07 anos, o qual é denominado na literatura como Segunda Infância ou Estágio Pré-Operacional. a qual apresentam as seguintes características:
(...) as crianças gradualmente se tornam mais sofisticadas em seu uso de pensamento simbólico, que surge ao final do estágio sensório-motor. Contudo, segundo Piaget, elas não são capazes de pensar logicamente antes do estágio de operações concretas na terceira infância. (PIAGET, 2008 apud PAPALIA&OLD, p. 365).
Essa (nesta) fase, segundo Papalia e Olds (2008) as crianças apresentam os seguintes avanços cognitivos1: a Não precisam estar em contato sensório-motor com um objeto, evento ou com uma pessoa para pensar sobre ele; b São capazes de imaginar que objetos ou pessoas possuem propriedades diferentes daquelas que elas de fato possuem; c Sabem que alterações superficiais não mudam a natureza das coisas; d Dão-se conta de que os eventos