Teoria do desenvolvimento de jean piaget
O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos no acompanhamento de uma criança de 9 anos.
E para tal utilizamos a obra de Jean Piaget, para a compreensão do desenvolvimento da conduta desta criança.
Piaget centrou se principalmente nos aspectos qualitativos do desenvolvimento cognitivo e não propriamente no processo de aprendizagem. Sua teoria fundamenta-se dentre outros conceitos de organização, adaptação, assimilação re acomodação.(RAFAEL Ernesto Lopez 1974)
Conforme Piaget o equilíbrio se refere á forma pela qual o individuo lida com a sua realidade na tentativa de compreendê-la, como sistemas integrados de ações ou crenças com a finalidade da adaptação.
Ao longo de sua vida Jean Piaget observou que existem formas diferentes de interagir com o ambiente nas diversas faixas etárias correspondem determinados tipos de aquisições mentais e de organização destas aquisições que condicionam a atuação da criança em seu ambiente. A criança irá,pois, à medida que amadurece física e psicologicamente, é estimulada pelo ambiente físico e social, construindo sua inteligência.
Podemos dizer então que cada fase corresponde a determinadas características que são modificadas em função da melhor organização. Cada estágio constitui uma forma particular de equilibração progressiva.
O desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, obedece quatro estágios, são eles:
I –Sensório-motor (0 a 2anos)
II-Pré-operatório (2 a7anos) III- Operações concretas (7 A 11 anos) IV-Operações formais ( 12 anos em diante)
No estudo de caso estaremos relacionando este estagio das operações concretas visto que a criança em questão tem 9 anos.
Neste estagio a criança já forma esquemas conceituais e já trabalha com eles de acordo com os princípios da lógica, mas ainda dependem de objetos que tem existência concreta.
Este período o egocentrismos intelectual e social é um crescente incremento do