A Psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (Ped 0320) – Prática Simulada
11/05/11
Autoras
2 - Jean Piaget (1896-1980)
Renomado psicólogo, biólogo e filósofo suíço. Foi um pioneiro no estudo da inteligência infantil. Interessado por epistemologia genética (estudo da estrutura do conhecimento), Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Boa parte de seus estudos basearam-se em seus próprios filhos e tiveram grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia. Estudava o desenvolvimento cognitivo das crianças desde o nascimento até a adolescência. No Instituto J. J. Rousseau da Universidade de Genebra, utilizou o método clínico, observando as crianças ao falarem e brincarem, registrando suas ações.
3 - Hereditariedade
Segundo a teoria piagetiana, o indivíduo herda estruturas biológicas - sensoriais e neurológicas que permanecem constantes ao longo de sua vida e predispõem ao surgimento de certas estruturas mentais, ou seja, a inteligência não parece ser herdada, o que herdamos é a tendência natural à organização e a adaptação, um organismo que vai amadurecer em contato com o ambiente (convívio social e estímulos diversos).
4 - A maturação do sistema nervoso central contribui decisivamente para o aparecimento de novas estruturas mentais, proporcionando melhor adaptação ao meio ambiente a medida que evolui. A qualidade dos estímulos interferem no processo de desenvolvimento da inteligência.
5 - Segundo Piaget no processo de interação da criança com o meio ambiente podem ocorrer desajustes que rompem com o estado de equilíbrio do organismo, levando-o a empreender esforços para que a adaptação se restabeleça. Forçando-o a buscar novos comportamentos.
6 - É o conhecimento que possibilita novas formas de interação com o ambiente, proporcionando uma adaptação mais eficiente e satisfatória
A este