ETE suzano
PREFÁCIO
Nesta obra encontram-se as principais etapas de tratamento de efluentes da empresa de celulose, Suzano Papel e Celulose S/A. As abordagens englobam as características do efluente e sua devida destinação. As etapas de tratamento físicoquímica apresentadas nesta indústria tem um único objetivo de tratar o efluente para que o mesmo possa ser devolvido ao meio ambiente de sem resíduos industriais. Isso é importante para que a empresa exerça a legislação ambiental abrangente e mantenha o meio onde se localiza sem impactos.
RESUMO
As ETE’s são estações de tratamento de efluentes que visa retirar toda e qualquer poluição da água para enviar para outra destinação. As etapas de tratamento são divididas em primário e secundário.
Na etapa de tratamento primária são retiradas as partes grosseiras, ou seja, sólido maior que se apresenta no efluente, essa retirada é feita por meio de grades e peneiras. Posteriormente é transportado e destinado a decantadores pela qual é retirado os sólidos suspensos e sedimentáveis, gerando o lodo que é devidamente seco e destinado para fertilização de solos.
No tratamento secundário ocorre a decomposição da matéria orgânica e química que ainda se mantém pela atividade anaeróbicas das bactérias. Essa fase é constituída pela lagoa de aeração, onde o efluente é devidamente submetido à aeração mecânica para fornecimento de O2 para manutenção das atividades microbiológicas. O tratamento químico através das bactérias sé dá pela quebra de moléculas com nitrogênio e enxofre, retirando esses componentes do efluente. Há um resíduo gerado que também se denomina lodo sendo devidamente tratado. Mesmo assim o efluente é ainda submetido u tratamento final para mineralização do lodo remanescente e logo após ser destinado a natureza ou reutilização no processo.
SUMÁRIO
Introdução_________________________________________________01
1.0