Aciaria Elétrica
Fabiano Siqueira Moreira Sales
1. Objetivos do Estudo
Este estudo tem como objetivo mostrar que a sucata tem grande influência na produtividade do Forno Elétrico à Arco e na qualidade do aço, e que é muito importante estabelecer padrões de qualidade para melhorar a qualidade da sucata visando aumento da produção, através da redução dos tempos de fusão e refino, melhoria da qualidade do aço e redução dos custos de operação. 2. Introdução
A fabricação de aço no Forno Elétrico à Arco – FEA, consiste principalmente na fusão de cargas metálicas visando a obtenção de um produto com a composição química e condições físicas desejadas.
O custo das matérias primas chega a 50-70% do custo total da produção de aço em lingotes.
Já que as características químicas e físicas das matérias primas influenciam diretamente no processo do FEA e portanto no seu custo operacional, a escolha correta das matérias primas é essencial para produzir aço com a qualidade desejada e com custo compatível.
3. Qualidade da Sucata
3.1 Composição da Sucata e Elementos Residuais
Muitos elementos residuais que permanecem no aço podem ter um efeito significante no processo e nas propriedades do produto final. Estes elementos provém principalmente do uso de sucata de obsolescência que são produtos que contém aço , produzidos pelas industrias de processamento e que têm uma vida limitada (partes de máquinas e motores, tubulações, partes de automóveis, etc). Já a sucata de indústria ou sucata comercial, como por exemplo, a gerada na indústria automobilística (estamparia), é boa em termos de composição química pois o nível de elementos residuais é baixo devido ao aço ser produzido em conversores LD. A sucata interna ou de retorno tem a composição química média do aço produzido na aciaria.
A fonte de sucata original e o seu processo subseqüente pelo comerciante de sucata determina o nível de contaminantes em cada corrida. Os principais