Estações de tratamento de esgoto
a) Quais os tipos de tratamentos utilizados nas etapas: primário, secundário e terciário;
b) População atendida;
c) Localização (cidade completa ou apenas alguns bairros);
d) Extensão física da ETE;
e) Tempo de funcionamento (quando foi fundada e quantas horas funciona por dia);
f) Se possível verificar a eficiência do tratamento quanto a remoção de DBO.
Importante: A maioria desses dados podem ser encontrados no site da companhia de saneamento. Sendo assim, lembre-se de fazer a devida referência conforme as normas técnicas.
Belo Horizonte possui 4 ETEs em operação: A ETE Olhos d’água que atende 10.924 habitantes, a ETE Minas Solidária que atende 1.530 pessoas, a ETE Arrudas que atende 1 milhão e 300 mil habitantes e a ETE Onça que atende 1 milhão de habitantes, sendo as 2 últimas as principais ETEs da cidade.
A ETE Arrudas foi inaugurada em 2001, ocupa 63,84 hectares e tem capacidade de tratar 3.375 litros por segundo, sendo uma das maiores mais modernas ETEs do país. Ela possui tratamento preliminar, primário e secundário. Suas principais unidades de tratamento na fase líquida são: grade grossa, grade fina mecanizada, desarenador, decantadores primários, reatores biológicos, decantadores secudários, elevatória de retorno de lodo, elevatória de lodo excedente e sopradores de ar. Já na fase sólida são: adensadores por gravidade, digestores anaeróbios, desidratação mecânica e queimador de gás. E os resíduos sólidos são encaminhados para o aterro de resíduos to tratamento preliminar e para o aterro do lodo desidratado.
Já a ETE Onça, que é considerada a maior estação de tratamento de esgotos da América Latina a adotar a tecnologia de reatores anaeróbios de fluxo ascendente e manta de lodo, tem capacidade para tratar 1800 litros por segundo. Esta ETE foi inaugurada em