tratamento de efluentes
EFLUENTES EM FÁBRICA INTEGRADA DE CELULOSE E PAPEL.
Alberto Carvalho O. Filho – Suzano Papel e Celulose – Mucuri – Brasil
Sérgio Barbosa S. Júnior - Suzano Papel e Celulose – Mucuri – Brasil
José Carlos Pereira de Souza - Suzano Papel e Celulose – Mucuri – Brasil
José Eduardo Araújo - Suzano Papel e Celulose – Mucuri – Brasil
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de gestão com foco em práticas ambientais
sustentáveis
para
melhoria
da
performance
ambiental.
Trata-se
do
desenvolvimento e aplicação de Ferramentas de Gestão, através da implantação de monitoramentos em todas as etapas do processo, além da conscientização das equipes de operação. Utilizando-se as variáveis de controle monitoradas é possível prever a eficiência da Estação de Tratamento de
Efluentes (ETE), sistema de importância fundamental para a garantia da estabilidade da produção. A predição de cargas orgânicas no final do tratamento pode ser estimada com até cinco dias de antecedência, propiciando tomadas de ações nas etapas do processo evitando-se, desta forma, impactos ambientais significativos no corpo receptor. Com a melhoria do sistema de tratamento dos efluentes gerados, garante-se um ganho significativo de performance ambiental, evitando-se perdas de produção e contribuindo para a sustentabilidade do empreendimento.
Palavras-chave: Performance ETE, Ferramentas de Gestão, Monitoramento Preditivo.
1 INTRODUÇÃO
O gerenciamento é um processo focado em resultados, tornando-se a missão geral de qualquer organização, para satisfazer as necessidades do ser humano. A satisfação destas necessidades é o objetivo de qualquer organização, privada ou publica. O grande desafio das organizações humanas está em superar as dificuldades de cumprir esta missão.
Existem cinco grupos de pessoas que estão nos objetivos de qualquer organização e são denominadas de “stakeholders”