Psicologia
Ao lermos os textos sugeridos, percebemos que o existencialismo é uma corrente filosófica e literária que veio se destacando e colocando a frente a liberdade individual, juntamente com a responsabilidade e a subjetividade. Vimos também que o existencialismo considera os homens como seres únicos, mestres das suas atitudes e senhores dos seus destinos.
Segundo Sarte “ A existência precede a essência “ Essa definição funda a liberdade e a res-ponsabilidade do homem, visto que existe sem que seu ser seja definido de maneira alguma. A palavra “ existencialismo” vem de “ existência “. Sartre, após ter feito estudos sobre fenome-nologia na Alemanha, cria o termo utilizando a palavra francesa “ existence “ como tradução da palavra alemã “ Dasein “, termo empregado por Heidegger em Ser e o Tempo. Vimos ainda que o existencialismo de Sartre procurava explicar todos os aspectos da existência humana.
Percebemos que algumas frases de Sartre nos ajuda a entender melhor o existencialismo:
“não devo perguntar o que fizeram de mim, e sim o que vou fazer com o que fizeram de mim”, referindo-se a existência em geral.
“ O Homem está condenado a ser livre.” Referindo-se ao fato do homem estar sem nenhum apoio extra-mundo, ou transcendental, e indicando que o homem deve construir sua liberdade contando apenas com suas próprias forças e racionalidade, a partir da consciência que tem de si mesmo.
Percebemos também que existem algumas limitações que tornam a liberdade possível, nos dando parâmetros para realizarmos algumas escolhas, e que nos faz escolher, todas as opções possíveis, podendo nos levar a um caminho mais curto a um projeto essencial. Podemos dizer ainda que sem essas limitações estariamos ou viveríamos no mundo dos sonhos, já que todos nós não teríamos limites e sem se que pensar poderíamos realizar qualquer escolha.
Vimos no texto que essa corrente tinha influência da religião e que muitos filósofos eram cris-tãos, muitos