Controladoria
A origem da controladoria se deu através dos meios sociais e de produção que ocorreram na Revolução Industrial, quando organizações aumentaram de tamanho, físico e faturamento e concomitantemente a sua complexidade na administração. Com esse impacto, surge um novo ramo da gestão empresarial: a controladoria.
Todos os setores de uma empresa são vitais para seu pleno funcionamento, mas a controladoria em particular é extremamente importante para sua saúde e prosperidade, pois é ela que é responsável pelo acompanhamento do planejamento realizado, ante o planejado, indicar correções caso necessário.
Desenvolvimento
A Controladoria tem como sua missão “Assegurar a otimização do resultado econômico da empresa”, e entre os seus principais objetivos destacam-se: promoção da eficácia organizacional, viabilização da gestão econômica, promoção e interação entre as áreas de responsabilidades, indicações das correções de rumo, monitoramento da execução dos objetivos estabelecidos.
A filosofia de atuação da controladoria é coordenar esforços visando à sinergia das ações, participação ativa no processo de planejamento, interação e apoio às áreas operacionais, induções às melhores decisões para a empresa como um todo, credibilidade, persuasão e motivação.
Dentre as suas funções, destacam-se: Subsidiar o processo de gestão por meio de um sistema de informações que permita simulações e projeções sobre eventos econômicos no processo de tomada de decisão; Apoiar a avaliação de desempenho analisando as áreas, gestores, empresa e sua própria área; Apoiar a avaliação de resultado elaborando a análise do resultado econômico dos produtos e serviços, monitorando e orientando os processos de padronizações, avaliando o resultado de seus serviços; Gerir os sistemas de informações definindo a base de dados que permita a organização da informação necessária à gestão, elaborando modelos de decisão para diversos eventos econômicos e padronizando o conjunto de informações