Rayane
Aluna:Rayane Aparecida Dantas Lacerda
Matricula: 11211120037
Curso: Psicologia
Disciplina: Teorias em Psicologia do Desenvolvimento
RESENHA
O TALENTO EM UMA PERSPECTIVA FEMININA: CARACTERÍSTICAS INDIVIDUAIS E FAMILIARES DE PESQUISADORAS EM DESTAQUE NO BRASIL
As mulheres estão cada vez mais interessadas na área da ciência e pesquisa, e isso acaba levantando questões acerca de como fatos sociais e culturais influenciam na performace das mulheres que se arriscam em um trabalho tido como masculino.
Tendo em vista a pouca representação das mulheres na equipe de pesquisadores na Equipe Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, houve uma pesquisa, de caráter exploratório, com objetivo de coletar dados, acerca das características – individuais e familiares – de pesquisadoras em destaque no Brasil. A intenção final da pesquisa foi de ter subsídios para a criação e implementação de programas e serviço de atendimento a crianças e jovens talentosas e suas familia, para evitar perda de futuras pesquisadoras com muito conhecimento á acrescentar.
A Pesquisa foi dividida em 2 etapas, onde na primeira etapa participaram 111 pesquisadoras 1ª do CNPq, após concluída essa etapa houve um sorteio e 8 pesquisadoras fizeram parte da próxima etapa. Utilizaram de 3 instrumentos de coletas de dados: Questionário sociodemográfico, análise documental e entrevista semiestruturada.
Uma dificuldade encontrada foi de definir, operacionalmente, o conceito de talento, devido ter uma relação próxima com os conceitos de: Altas habilidades, superdotação, expertise e criatividade.
Os resultados mostraram que muitas mulheres se dedicam exageradamente á carreira e acabam deixando de lado as áreas pessoal, familiar e social.
Analisando os resultados podemos concluir que a escolha de se “aventurar” na área de ciência e pesquisa não é nada fácil, pois são muitas barreiras a serem enfrentadas,