Rayane
O bairro de Lourdes, em Vitória, tem cerca de 36 anos de existência e teve origem de vários loteamentos feitos na antiga Fazenda Monjardim, adquirida de Yolanda Monjardim Faria Santos. O nome Bairro de Lourdes, segundo antigos moradores, foi uma homenagem feita por Dyonízio Abaurre, dono de uma grande área loteada em 1969, à sua esposa, Lourdes Benezath Abaurre. O bairro, está localizado na região central da ilha, colado com outros bairros, (Jucutuguara, Tabuazeiro, Santa Cecília, Consolação, Ilha de Santa Maria).
O bairro de Lourdes, é bastante tranqüilo, uma área predominantemente residencial, mas que é atendido por uma variedade de comércios e serviços básicos e infra-estrutura de comunidades vizinhas como Consolação e Bairro de Lourdes e Jucutuquara. Pertence ao complexo de bairros mais próximos da capital, Vitória. Por isso, é beneficiado com escolas, faculdades, igrejas, hospitais, clínicas e infra-estrutura completa de comércios em geral como oficinas de automóveis, padarias, salões de beleza, bancos, empresas de informática, comunicação e publicidade, além de inúmeras micro empresa e uma completa infra estrutura de lazer como Museus, parques.
Em relação à raça. Dos 60 entrevistados, 30% se declararam brancos. O número de negros foi de 20%, enquanto o de pardos foi de 50%. Não houve outras classificações. Veja abaixo os principais destaques
Gráfico 1 – Identificação de cor
Gráfico 2 – Composição familiar
Quanto a composição familiar segundo dados pesquisados 46,66% dos entrevistados são casados, desse número, 31,66% tem 1 filho, 21,66% tem dois filhos, 21,66% tem dois filhos e 3,33% tem 3 filhos, 5% tem 4 filhos e 38,33% não tem filhos , isto se deve à entrada da mulher no mercado de trabalho, e o aumento no nível de instrução da população feminina. A redução no número de filhos é um dos fatores que tem contribuído para facilitar a presença da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho.
Gráfico 6 – Nivel da renda