Controladoria
4.1 CONTROLADORIA: DEFINIÇÃO
A Controladoria, está presente em praticamente todas as organizações, considerada uma unidade administrativa ou ramo de conhecimento importante para manutenção da saúde financeira nas empresas, ela fornece informações úteis ao processo de tomada de decisão.
Para sobreviver e ter sucesso, as empresas precisam utilizar conceitos e também ferramentas que auxiliem e possibilitem o controle do seu desempenho, surgindo assim à necessidade de controle. A empresas precisam de novas e melhores práticas de gestão, melhoria nos seus processos e agilidade nas informações. Sendo assim a Controladoria ganha um papel cada vez mais importante dentro das organizações, adaptando-se aos novos modelos de gestão e atendendo as necessidades dos usuários de suas informações.
Padoveze (2005, p. 32) conceitua controladoria sendo:
A controladoria é o ramo da ciência que cuida do patrimônio empresarial, por meio da identificação, mensuração, comunicação e decisão sobre os eventos econômicos e, portanto, é igual a contabilidade. A controladoria é o exercício da função contábil em toda a sua plenitude. (PADOVEZE, 2005, p. 32).
No entendimento de Peleias (2002, p.13):
As pesquisas e trabalhos realizados no desenvolvimento e aplicação do modelo de gestão econômica tratam a controladoria de duas maneiras: como um ramo do conhecimento e como uma unidade administrativa. Nesse sentido, é definida como uma área da organização a qual é delegada autoridade para tomar decisões sobre eventos, transações e atividades que possibilitem o adequado suporte ao processo de gestão. Essas decisões referem-se à definição de formas e critérios de identificar, prever, registrar e explicar eventos, transações e atividades que ocorrem nas diversas áreas nas organizações, para que a eficácia seja assegurada. (PELEIAS, 2002, p.13).
Peleias (2002, p.13) afirma ainda:
A controladoria se baseia em princípios, procedimentos e métodos oriundos de outras áreas do