Controladoria
CAPÍTULO I – INTRODUÇÃO
A Controladoria esforça-se dentro das empresas para garantir o cumprimento da missão de controlar, reunindo todas as informações para conseguir um resultado sinérgico de cada área, sendo este o principal motivo para sugestão da implantação da controladoria, que após uma pesquisa bibliográfica foi demonstrado ser um instrumento de grande valia para o processo de gestão administrativa.
Todas as empresas deveriam implantar a Controladoria, pois esta desempenha um importante papel no êxito empresarial, tendo como missão gerar informações relevantes para a tomada de decisão no âmbito da organização.
A Controladoria tem seu objetivo de orientar as decisões e ações, por tanto a mesma tem função primordial na direção da empresa, além de direcionar a implantação dos sistemas de informação, motivação, coordenação, avaliação, planejamento e acompanhamento.
A literatura especializada identifica no exercício da controladoria funções mais tradicionais, abrangendo principalmente a contabilidade geral e a auditoria, e enfoques predominante gerencias, centrados na gestão dos sistemas de informação, de avaliação de desempenhos e resultados e na análise e síntese macroeconômica e financeira.
O controller é considerado freqüentemente como executivo encarregado da contabilidade geral, abrangendo custos, auditoria, impostos, seguros e estatísticas, ampliando essas funções, num enfoque mais gerencial, promovendo mecanismos de controle, sem, entretanto ser o responsável pelo controle da organização.
Assim considerado a Controladoria como principal detentora da visão sistemática da empresa, a sua função excede a simples gestão do sistema de informações, como defendido por vários autores, assumindo o papel de gestora principal das empresas para otimização do seu resultado.
O papel do controller e da Controladoria, partindo de uma função predominantemente de controle financeiro e de auditoria, incorporou