Trabalho sobre formalidades
1) Escolha um gênero de texto que tenha uma linguagem formal e um gênero que tenha linguagem informal. Qual é o tema? Justifique o porquê de sua escolha mencionando as características do texto e as marcas linguísticas que apontam para a formalidade ou informalidade.
2) Explicite a fonte e a autoria e argumente sobre como isso pode contribuir para a formalidade ou informalidade do texto.
3) Qual veículo ou suporte de comunicação de texto? Isso contribui para concluir se o texto é formal ou informal?
4) Qual a intenção, objetivo ou o propósito comunicativo do autor ao produzir o texto.
5) Geralmente, esse texto atinge seu propósito? De que forma?
6) O texto pode ser compreendido por todas as pessoas? Isto é, proporciona fácil compreensão àquele que lê? Qual o público alvo?
7) Quem “fala” no texto, o próprio autor, um personagem, um narrador, uma instituição, uma entidade, uma instância governamental?
8) Faça um comentário interpretativo sobre o texto lido.
1- Jornal, pois a sua formalidade nos dá um padrão de leitura com grande aproveitamento de informações e suas marcas linguísticas são escritas de forma técnica, temos também as pontuações que podemos atribuir a marca linguística. o gibi, nos mostra uma informalidade agradável de ler já que na maioria dos casos seus leitores são crianças e suas marcas linguísticas são iguais aos textos formais, mas as palavras as vezes não segue um padrão técnico, podendo conter até gírias as vezes.
2-Formal: Folha de Londrina; Fernanda Mazzini, chefe de redação; Editora Folha de Londrina. Ela contribui para a formalidade de toda produção do jornal. Informal: Turma da Mônica; Maurício de Souza, Escritor e Ilustrador; Editora Abril. Ele contribuiu para a informalidade e pelo padrão de ilustração e como será absorvido o texto pelo leitor.
3-Para ambos a impressão, a internet e a televisão são seus veículos de comunicação, não podemos classificar esses veículos para dizer se o que se passa