Plataforma do para-formal: cidade+contemporaneidade
O desenvolvimento da solução para web Plataforma do Para-formal1 visa o suporte digital do projeto de pesquisa “Os Lugares do Para-Formal” que estuda e mapeia cartograficamente de territórios “para-formais” no centro de cidades, investigando repertórios, redes de interação, conflitos e potenciais. Uso de relações infográficas para detectar os espaços dinâmicos, sistemas de forças, fluxos e interatividade. Sendo assim a plataforma se propõem a ser um meio por qual será divulgado as capturas de para-formalidades através de um conjunto de ferramentas integradas para tornar a informação organizada geograficamente em um espaço virtual representado o local de onde foram retiradas, sendo essa representação visual através de um mapa contendo imagens, anotações de descrição e discriminação de cada para-formalidade e espaço para a divulgação através de outros meios daquela informação visualizada.
A problematização nasceu de como construir um espaço online, em forma de plataforma web e acessível, para exploração e divulgação destas informações fotográficas e textuais. Sendo assim possível através dos colaboradores do projeto acessarem de foram a cadastrar as informações coletadas das para-formalidades, catalogá-las e publicar estas de forma a representar o espaço real do qual foram retiradas.
E ao mesmo tempo problematiza-se a capacidade de portabilidade deste meio de armazenamento e divulgação para outros projetos que envolvem o contesto da para-formalidade. Atendendo não somente as necessidades deste grupo, mas a possibilidade de ser uma ferramenta para terceiros que visam também ter um meio de divulgação de seus trabalhos com para-formalidades.
Com isso ficou evidente que seria necessário utilização de tecnologias já existentes que representariam o espaço em forma de mapa do local através do navegador web(browser), daquele que acessa, e tendo sobre ela uma camada de informações sendo estas ao mesmo tempo disposta a representar a localização espacial bem