A iluminação natural na obra de grandes arquitetos - rem koolhaas
Arquitetura e Urbanismo
A ILUMINAÇÃO NATURAL NA OBRA DE GRANDES ARQUITETOS - REM KOOLHAAS
Cascavel 2012
Faculdade Assis Gurgacz - FAG
REM KOOLHAAS
Trabalho apresentado ao Curso Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Assis Gurgacz, como parte dos requisitos para obtenção do título de Arquiteto e Urbanista.
Cascavel 2012
1
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como intenção inicial a pesquisa sobre formas de se trabalhar com a luz natural em projetos arquitetônicos, através do estudo de obras de grandes arquitetos. Dentre os arquitetos propostos, fomos encarregados de apresentar a produção de Reem Koolhaas e suas características principais. Koolhaas possui uma maneira singular de projetar, e, em todas suas obras, uma tática de aproveitamento da luz natural. Sua carreira e fama são reconhecidas em todo mundo, tais como suas obras. Para que possamos analisar mais profundamente esse trabalho de Koolhaas com a iluminação, tomamos a biblioteca de Seattle como fonte de pesquisa e entendimento. Pesquisamos profundamente essa obra para que possamos ter o entendimento do todo.
2
2 O ARQUITETO
2.1 Historia Rem Koolhaas nasceu em Rotterdam – Indonesia. Iniciou como escritor de romances e depois de scripts. Formou-se na Architecture Association School em Londres – 1972, e depois foi para os Estados Unidos por um programa de trabalho e pesquisa. Durante esse período ele escreveu o “Nova York delirante”, o qual ele descreve o manifesto retroativo para Manhattan , e, que também, critica saudando com o um texto clássico sobre arquitetura moderna e sociedade. Em 1975, Koolhaas fundou o Escritório para arquitetura metropolitana (OMA) em Londres com alguns associados. 1987, ele foi contratado para desenhar e construir o Teatro de Dança da Holanda em The Hague. Composto por três áreas, incluindo estádio e auditório, um estúdio de ensaios, e um complexo de escritórios e vestiário, O teatro gerou ao arquiteto fama