Ruy ohtake
Alternativa 1 A Contemporaneidade de Ruy Ohtake: optei por fazer o trabalho sobre esse arquiteto pois já tive contato com algumas de suas obras e biografia em trabalho feito anteriormente e acho as características arquitetônicas dele bastante interessantes. Também admiro a preocupação social que geralmente está incluída em seus projetos.
O ARQUITETO
Biografia: Ruy Ohtake, filho da artista plástica Tomie Ohtake, nasceu em São Paulo em 1938 e formou-se em arquitetura pela Universidade de São Paulo em 1960. É reconhecido tanto no cenário nacional, como no internacional, e sua obra tem sido referência, além de motivo de estudos e análises para trabalhos de graduação e pós-graduação de estudantes brasileiros e europeus. Foi vencedor de diversos concursos de arquitetura, além de receber importantes prêmios, que se constituem em um reconhecimento de suas propostas, valorizando a arquitetura e a cultura nacionais. A preocupação com as questões urbanas e sociais estão geralmente presentes em seus projetos.
Características: o gosto por curvas e cores (principalmente amarelo-gema, verde-ácido, vermelho, roxo ou azulão), não gosta de simetria e despreza “arquitetura branquela” com cores tímidas e medrosas. São também características de Ruy Ohtake a exuberância criativa, a vontade de inovar, acreditando na contemporaneidade, como fator artístico, arquitetônico e
urbano. As maiores influências no trabalho de Ohtake são Niemeyer, “pela liberdade de criação”, e Vilanova Artigas (1915-1985), “pela preocupação ética e discussões políticas”.
AS OBRAS
Conjunto Habitacional de Heliópolis
Em 2008, a Prefeitura do Município de São Paulo convidou o arquiteto Ruy Ohtake para o desafio de projetar edifícios residenciais de interesse social. O arquiteto se utilizou da forma circular (o gosto pelas curvas é uma de suas principais características) e desenhou