Ranking mundial sobre o pib nos ultimos 10 anos
Tanto a imprensa nacional quanto a internacional divulgaram, há poucos meses, com grande alarde, a notícia de que o Brasil, a partir de 2011, passara a ocupar a condição de sexta maior economia mundial, superando a do Reino Unido.
O destaque deriva de uma matéria publicada pela revista inglesa “The Economist”, baseada em estimativas do PIBProduto Interno Bruto de vários países.
De acordo com aquela publicação, à nossa frente encontramse apenas os Estados Unidos (1º), China (2º), Japão (3º), Alemanha (4º) e França (5º). Separam-nos da França apenas 11,37% de crescimento adicional, o que pode ser alcançado até mesmo antes do ano 2020, de acordo com algumas projeções econômicas, o que nos possibilitaria também a conquista do 5º lugar mundial até lá.
À primeira vista, o tema pode parecer muito auspicioso, principalmente pelo fato de a economia brasileira, em termos de tamanho, ter superado a inglesa e ainda mais se levarmos em consideração tratar-se do Reino Unido, um país desenvolvido, maduro e que até alguns cento e poucos anos atrás detinha o título de maior potência econômica mundial.
Numa retrospectiva mais de curto prazo, cabe destacar que há dez anos o PIB brasileiro ocupava o 12º lugar no ranking mundial e, portanto, assumindo a posição atual, a conquista , sem qualquer dúvida, bastante relevante.
No entanto, uma pergunta crucial passa a permear esta nova classificação econômica do Brasil: será que efetivamente houve, de fato, um crescimento econômico vigoroso na produção de bens e serviços que justificasse todo esse formidável ganho de posições no ranking mundial?
Pib – Produto Interno Bruto
Ranking das maiores economias - 2011
O PIB – Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos por um país em um determinado período de tempo, geralmente, num ano. Ele é expresso na moeda corrente do país de origem que depois é convertida para outra moeda, usualmente o