Tratamento de efluente
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
CEP ANÁPOLIS
CEP ANÁPOLIS
CEP ANÁPOLIS
CEP ANÁPOLIS
ORIENTADORA: CEP ANÁPOLIS
Centro de Educação Profissional de Anápolis - CEPA
Viela VP4D Quadra 8A Módulos 3 à 6 - Anápolis – GO – DAIA.
CEP: 75132-105
Email: cepeduc@cepeduc.com
Telefone (s): 3324-2876/3324-2877/3324-2878
Site: www.cepeduc.com
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Centro de Educação Profissional de Anápolis
Anápolis, 10 de fevereiro de 2013.
Curso: Técnico em Química
Sumário
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9
1.Introdução
O tratamento de esgotos consiste na remoção de poluentes e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas. Basicamente, uma estação de tratamento, tem a finalidade de promover um tratamento dos esgotos, tornando-os condições de serem lançados aos rios, riachos, lagos ou ao mar.
SegundoVON SPERLING,esgoto é o termo usado para as águas que, após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas. Conforme o uso predominante: comercial, industrial ou doméstico essas águas apresentarão características diferentes e são enericamente designadas de esgoto, ou águas servidas.
Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas e assim possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana. Geralmente a própria natureza possui a capacidade de decompor a matéria orgânica presente nos rios, lagos e no mar. No entanto, no caso dos efluentes essa matéria é em grande quantidade,exigindo um tratamento mais eficaz em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que, basicamente, reproduz a ação da natureza de maneira mais rápida.
2. Desenvolvimento
2.1.ESGOTO
COSTA JUNIOR explica que, a