Setor da saude
SETOR SAUDE: OS IMPACTOS DAS REFORMAS NEOLIBERAIS
Moema Amélia Serpa Lopes de Souza
RESUMO: A temática apresentada neste artigo tem como eixo central a discussão das reformas ocorridas no setor saúde no contexto dos anos noventa. É resultado de um estudo bibliográfico das tendências das políticas sociais no final do século XX no qual apontamos alguns determinantes da crise internacional e suas conseqüências para o Brasil, procurando demarcar as interferências das transformações societárias na realidade brasileira e como isto se expressa na particularidade da condução político-econômica do Estado Brasileiro. Também apresenta as tendências da política de saúde a partir das implicações do ordenamento neoliberal e as particularidades das reformas ocorridas no setor saúde neste contexto. A rigor, apresenta as interferências das propostas da Reforma Administrativa do Estado no campo da saúde e o confronto com o projeto da Reforma Sanitária. PALAVRAS-CHAVE: Transformações societárias - Neoliberalismo - Reforma do Estado - Setor saúde Reforma sanitária.
SETOR SAUDE: OS IMPACTOS DAS REFORMAS NEOLIBERAIS
Moema Amélia Serpa Lopes de Souza (Profª do Departamento de Serviço Social da UEPB/Doutoranda de Serviço Social da UFPE)
1. A crise internacional, as novas configurações societárias e as suas repercussões no Brasil: A sociedade contemporânea vivencia, ao final do século XX, os rebatimentos de profundas transformações societárias. Transformações estas, expressas no processo de produção e reprodução da vida social, determinados pela reestruturação produtiva, pela reforma do Estado e pelas formas de enfrentamento da questão social. O contexto do final do século XX expressou o fim da polarização dos blocos econômicos capitalismo X socialismo através da queda do muro de Berlim e a desagregação da URSS, que demarcou o início de uma nova era para o capitalismo mundial. As repercussões do processo