Dificuldade na comunicação entre setores de sáude
Sem dúvida, um dos maiores problemas enfrentados nos diferentes setores de uma instituição de saúde é a falha na comunicação entre os mesmos.
O êxito na prestação do serviço e, consequente satisfação do cliente dependem não somente da eficácia e eficiência dos profissionais e materiais de suporte dos diferentes setores, mas da interação, sincronismo entre eles. De nada adianta podermos oferecer tecnologia de ponta em equipamentos, profissionais altamente qualificados, se por exemplo, os setores administrativos não fornecerem a documentação necessária para os procedimentos, ou se o preparo do paciente não for adequado para determinado exame.
O que se verifica hoje é a individualização dos setores, criando-se ilhas, que atendem suas próprias regras e, muitas vezes desconhecem os processos dos demais setores.
É fácil reverter essa situação? Claro que não! Toda mudança gera no primeiro momento uma resistência, atitude inerente ao ser humano. Sair da zona de conforto, ter que buscar e trocar informações, tendo que contar com fatores como conhecimento, boa vontade, expectativas, estrelismos por parte de alguns colaboradores, são motivos para muitos deixarem as coisas como estão, levando do jeito que dá.
Porém não se pode esquecer do nosso cliente, um ser humano que chega ao nosso serviço com a expectativa de êxito no produto que vem buscar (cura, cirurgia bem sucedida,...). E é justamente pelo produto que oferecemos, que nossa atenção à qualidade do serviço deve ser constante.
Ações Sugeridas para Resolver o Problema
Em primeiro lugar, deve-se ter a certeza da existência do problema para que se possa diagnosticar, através da análise dos processos, os pontos falhos.
A análise interna de cada setor, revisão e atualização dos processos e informações, com a participação dos colaboradores, com críticas e sugestões deve ser a primeira ação. Tendo-se claro os ajustes internos a serem realizados,