Forno Solar
Engenharia – Ciclo Básico – 1º semestre
APS
“Atividades Práticas Supervisionadas” 2015
“Forno Solar”
JAMES LABADULLA - RA: B53CIA5
LARISSA AP. PEREIRA DE OLIVEIRA - RA: T34872-2
MATHEUS GUILHERME DE P MUNHOZ – RA: B6990D2
TURMA:EP2A43
Sumário
RESUMO 3
INTRODUÇÃO 3
1 Forno Solar 5
1.1 Vantagens: 5
1.2 Desvantagens 6
2 Tipos de Fornos 7
2.1 Painel 7
2.2 Caixa 9
2.3 Parabólicos 11
3. Funcionamento do Forno 13
3.1 Cor 13
3.2 Termodinâmica 13
4 Materiais e Métodos. 14
5 Experimentos 14
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
RESUMO
Este trabalho fora escrito para atender exigências das Atividades Práticas Supervisionadas do primeiro semestre de engenharia básica 2015. Intitulado como Forno Solar que entre outros objetivos destaca a história do surgimento da ideia do objeto estudado, assim como o seu uso, a relação com a economia, e bem como seu funcionamento.
INTRODUÇÃO
A humanidade desde os primórdios busca usar a natureza e seus fenômenos para seu bem, essa dominação é uma das características que nos torna espécie dominante na Terra.
Exemplo de dominação de um fenômeno fora no período neolítico, quando o ser humano conseguiu através de atrito produzir o fogo. Sendo esse elemento importante para produzir alimentos, e espantar perigos.
Em nossos dias há tantas tecnologias que facilitam nossas vidas, como a energia elétrica que permite o funcionamento de computadores tornando possível a comunicação real e instantânea, onde um indivíduo pode estar no Brasil e o outro no Japão. Observemos a geladeira que mantem nossos alimentos conservados, quando na época das Grandes Navegações era necessário o uso de especiarias para mantê-los por um tempo (mais reduzido) conservados para serem consumidos.
Há muitas tecnologias desenvolvidas em nosso dia a dia, assim como muitas ainda estão nesse momento estão sendo testadas. Fato é que nem todos tem acesso a novas tecnologias. Isso dá-se por questão de valor econômico,