FORNO SOLAR
Foi desenvolvido o protótipo final de um Forno Solar do tipo caixa incorporando Óptica Não Produtora de Imagem, de alta qualidade e de baixo custo. É a primeira vez no mundo que se desenvolve um produto com esta sofisticação destinado, a ser produzido em massa, através do recurso ao plástico e da produção em grande série.
Este Forno destina-se a substituir o uso da lenha em muitos países e regiões do mundo onde o recurso àquela é intensivo ( mias de 2000 milhões de pessoas cozinham a lenha), causador de desflorestação, de inúmeras doenças de caracter crónico e, amiúde, absorvedor de grande parte do tempo das famílias na busca de uns ramos para o seu fogo.
No entanto o produto tem ainda muito interesse para os mercados de lazer ( camping, fim de semana, etc. ) nos países industrializados, onde poderá ser vendido com apoio eléctrico.
A comida nele confeccionada é muito variada ( pode mesmo fazer-se pão e bolos) e com excelente sabor. Só não se pode fritar neste forno. O forno é fornecido com um livro de receitas e há um conjunto de utensílios de cozinha associados.
Pode ainda utilizar-se como secador de pequenas quantidades de produtos e como pasteurizador de água, aplicação de muito interesse sobretudo para a água de consumo de bebés e crianças.
Foi feito um pedido nacional de patente.
- Fase do Projecto:
Os moldes para o fabrico em série estão a ser desenvolvidos pelo que o produto poderá estar comercialmente disponível no prazo de 6a 9 meses.
- Tipo de colaboração pretendida:
Colaboração de caracter comercial, para distribuição, e eventualmente fabrico sob licença noutros continentes.